UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

03/09/2007 - 19h56

"Manhunt 2" causa polêmica também entre leitores do UOL

HENRIQUE SAMPAIO
Colaboração para o UOL
O jogo "Manhunt 2" vem gerando tanta polêmica quanto outros títulos da produtora Rockstar, cujo portfolio inclui os aclamados (e também controversos) "Grand Theft Auto" e "Bully".

Recentemente, o jogo foi banido do Reino Unido pela BBFC, órgão responsável pela classificação de filmes e games no país, devido seu conteúdo altamente violento. Para piorar, recebeu o selo AO (somente para adultos) nos EUA, inviabilizando sua venda, visto que tanto a Sony quanto a Nintendo se negam a permitir jogos com tal classificação para seus consoles. A boa notícia, ao menos para a produtora, veio na semana passada, quando os desenvolvedores da Rockstar revelaram que a violência do jogo fora atenuada para que pudesse receber a classificação Mature (para maiores de 17 anos), ganhando inclusive uma data de lançamento.

Aproveitando o rebuliço, perguntamos aos usuários do Fórum UOL Jogos se a reclassificação do título era válida, perante sua provável censura. Vários pontos foram levantados, com argumentos sólidos - quase todos a favor da liberdade de criação dos desenvolvedores, mas com algumas ressalvas. "O jogo deveria ser vendido mesmo como 'Adults Only', afinal a classificação está correta. O que deveria haver é uma fiscalização para que esses jogos não fossem vendidos para menores de idade", disse o usuário Dehumanizer.

A comparação da violência dos jogos com o a do cinema foi levantada pelo usuário Soul Zonik: "a quantidade de filmes brutais e sangüinolentos disponíveis no mercado não é brincadeira. Inclusive, alguns deles como a série "Jogos Mortais", foi aclamada pela mídia por seu 'sadismo casual' e violência inteligente. Quando o assunto é games, a história muda completamente: o mesmo 'sadismo casual' foi o que baniu 'Manhunt 2' do mercado."

Alguns usuários reconhecem que o problema é o eterno vínculo do videogame como brinquedo. "Todas as pessoas que estão inseridas no contexto dos jogos eletrônicos devem se libertar desses grilhões se quiserem que os games sejam vistos com mais seriedade e como elemento produtor de cultura", defendeu Sir Alucard. "Os games devem ser tratados como qualquer outro meio de entretenimento, mas parece que ainda estão em uma posição inferiorizada nesse aspecto."

Iced Earth questiona o propósito da reclassificação. "Sustenta-se que o objetivo desta reclassificação seja suprimir um nível de violência capaz de prejudicar o 'discernimento' de alguns jogadores, influenciando-os negativamente", diz o usuário. "Transformar um jogo que era 'AO' em Mature é chover no molhado. Vão excluir um ou outro ponto de violência mais gritante, mas o fato é que mesmo assim 'Manhunt 2' continuará sendo um jogo que tem como chamariz a violência, de tal sorte que continuará sendo 'prejudicial', se realmente procede a tese de que jogos assim de fato influenciam jogadores negativamente."

Em geral, o ponto de vista dos jogadores é praticamente o mesmo, independentemente do gosto por determinados gêneros: os criadores de jogos eletrônicos merecem a mesma liberdade de criação encontrada em outras mídias, afinal, há anos os games deixaram de ser fonte de entretenimento infantil. Contudo, os pais devem manter o controle de que seus filhos jogam, assim como do que vêem na TV ou na internet - e as classificações estão aí para auxiliá-los.

"Manhunt 2" foi confirmado para os videogames Wii, PlayStation 2 e PSP e, caso nenhuma nova proibição venha à tona, chega às prateleiras norte-americanas no final do mês.
Mais
Comentários dos leitores no Fórum UOL Jogos
"Manhunt 2" é banido do Reino Unido
Modificado, violento "Manhunt 2" será lançado nos EUA
Reclassificação etária de "Manhunt 2" gera polêmica
Holanda terá versão 'sem cortes' de "Manhunt 2"

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host